série ruas intransitáveis

Cinco anos após ter asfalto, moradores reclamam das condições de vias da Região Sul

Thays Ceretta

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Se por um lado as obras da Travessia Urbana prometem melhorar o fluxo de veículos em 14,5 quilômetros em Santa Maria, por outro as ruas que ficam no entorno do Bairro Urlândia passaram a ser mais usadas pelos motoristas devido às obras. Com isso, moradores reclamam da situação de vias que antes o fluxo de veículos era menos, mas que agora acabam se tornando intransitáveis.

Um exemplo disso, é a Rua Santa Machado Flores. Se hoje o local possui asfalto, é porque há 5 anos os moradores se mobilizaram, compraram materiais e pagaram a mão de obra para fazer o meio fio das calçadas. Depois disso, a prefeitura asfaltou a rua.

Moradora do bairro há cerca de 30 anos, Ilda Barrozo, 74, acompanhou todo esse processo. Agora, lamenta ao ver a situação em que a rua se encontra por estar sem manutenção há bastante tempo.

Oito meses após saída de cubanos, ainda há 10 vagas no Mais Médicos na região

Além de morar na rua Santa Machado Flores, Marcos Jair Peransoni, 48, é revendedor de gás. Diariamente ele depara-se com problema para sair de casa e também para entregar a mercadoria.

Enquanto a reportagem esteve no local, foi possível constatar que os motoristas são pegos de surpresa por causa do tamanho dos buracos. Ao sair da rua Caracaraí e subir a Santa Machado Flores eles acabam transitando na contramão em função das ondulações e crateras. O mesmo acontece para quem faz o caminho inverso, inclusive os moradores já presenciaram acidentes no local. 

O QUE DIZ A PREFEITURA
Veja, na íntegra, a resposta da prefeitura sobre o asfalto no local:

"A Prefeitura informa, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, que a Rua Santa Machado Flores, no Bairro Urlândia, foi asfaltada por meio de um programa com pavimentação especifica para trânsito local. Por conta de obras da Travessia Urbana, no entorno dessa rua, o tráfego de veículos aumentou na via, o que acabou acelerando a deterioração da mesma. Ressalta-se que essa demanda entrará no cronograma de atividades da pasta para que seja feito um reparo provisório emergencial. Assim que o problema do grande fluxo de veículos seja resolvido, será providenciado um conserto definitivo"

COMO ESTÁ A SUA RUA?
Quem souber de outras vias consideradas intransitáveis em Santa Maria pode enviar fotos e o nome da via para o Diário pelo WhatsApp (55) 99136-2472.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura multa a Corsan em R$ 1,2 milhão por obra inacabada Anterior

Prefeitura multa a Corsan em R$ 1,2 milhão por obra inacabada

Prefeitura lança edital para comprar 500 chips para cavalos Próximo

Prefeitura lança edital para comprar 500 chips para cavalos

Geral